domingo, 3 de abril de 2011

Desafio de Primavera: Meditação


A
meditação encontra-se no meio de dois pólos; a concentração e a contemplação. Apesar da sua habitual ligação à espiritualidade, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em contexto não religioso. (É este o nosso princípio, daí cada uma poderá ou não desenvolver as suas ligações espirituais).
A palavra meditação vem do latim meditare, que significa voltar-se para o centro, no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Este é o nosso objectivo, o do auto-conhecimento. É fácil se observar que a nossa mente passa muito tempo no passado (memórias) e no futuro (expectativas). Com a devida atenção e prática, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, de forma a entrar num silêncio mental, em que é o momento presente que é vivenciado.

É possível obter total descanso numa posição sentada e, assim, atingir maior profundidade na meditação, de forma a dissolver preocupações e problema que bloqueiam a nossa mente. Neste ponto, torna-se evidente a importância da prática de meditação regular na integração e continuação de uma reeducação alimentar e estilos de vida mais saudáveis e naturais. A prática de meditação poderá ter efeitos muito benéficos particularmente nos casos de compulsão alimentar que, na sua maioria, estão ligadas a situações de stress emocional.

Poderão fazer a vossa meditação sentadas. Mantenham as costas direitas, isso é muito importante. O pescoço e a cabeça devem ficar em alinhamento com a coluna. A postura deve ser recta mas não rígida. Uma dos principais focos é na respiração. Sigam a vossa respiração, calma e regular, e pensem em cada parte do vosso corpo, relaxando os músculos. Soltem-se cada vez mais. Um leve sorriso na cara ajuda a libertar os problemas e relaxa os músculos faciais.

O tempo que vos propus esta semana foi de 15minutos, mas aconselho que ao fim de dois ou três dias experimentem os 10, e assim por diante. A meditação pode ser feita com ou sem música. Tenho músicas fantásticas e muito serenas para meditar, se estiverem interessadas avisem-me que eu disponibilizo-as :)

(Parte do texto retirada da wikipédia e modificada, a restante escrita por mim)


P.S.: A minha refeição em silêncio soube-me bem, mas foi difícil. Estou habituada a comer muito depressa e a praticamente engolir tudo sem saborear. Normalmente como acompanhada, e se não, a ver uma série ou algo do género. Em silêncio foi uma situação nova, fiquei mais "aware" de que não preciso de comer tanto, o meu corpo sabe quando parar, se eu me der ao trabalho de "ouvi-lo".

20 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas. Nunca fiz meditação, mas vou experimentar.
    Venho deixar-te os pontos da 2ª semana, foram 128.
    Venho também perguntar se podes considerar antes o meu peso de dia 21, início do desafio que foi de 64,5, em vez do peso que te deixei no domingo.
    Os pontos da 1ª semana foram 84 e não 85 como estão na tua tabela.

    Muito obrigada por todo o trabalho que tens tido connosco.
    Beijinhos

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  2. Olá =) Os pontos foram 108!

    Obrigado pelas dicas de meditação!

    boa semana!

    beijoo

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  3. Ola Linda...
    Os meus pontos da semana fora: 110

    Beijocas e otima semana

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  4. Olaa! os pontos pra mim sao 74, beijolas

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  5. :) olá, linda! esta semana foram 91 pontos!

    beijinhos

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  6. Desculpa linda...
    Mas eu fiz e enviei um comentário com os pontos... deve ter havido um stress qualquer na altura do envio.
    Mais uma vez desculpa: 1ª semana - 92 pontos

    2ª semana - 142 pontos

    Jokas

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  7. oI jOANA... QUANTO À CIRURGIA ESTÉTICA DO SNS NÃO SEI SE O FACTO DE TOMAR MEDICAÇÃO INFLUENCIA MAS PELO QUE PERCEBI BASTA O TEU MÉDICO ACHAR QUE NECESSITAS E ENCAMINHAR-TE PARA AS CONSULTAS EXTERNAS DE HOSPITAIS COM ESSA ESPEXCIALIDADE... vAMOS VER NO QUE ISTO VAI DAR! LOL. BEIJO

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  8. Meditar para mim é algo complexo...mas um dia hei-de conseguir. Não gosto de comer fora sózinha, mas felizmente no meu trabalho tenho cozinha. E que bem me sabe almoçar em silêncio...por vezes não tenho paciência para os assuntos futeis de q falam :)

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  9. Olá! Muito boa a tarefa da Meditação! amo!

    a minha pontuação da segunda semana foi fraquita mas aqui vai: 68 pontos

    beijossssssssss

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  10. Olá linda!
    A minha pontuação foi 116 esta semana.
    Venha a próxima :)
    Beijinhos

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  11. loool ja tinha visto esse video mas acho que nao resulta comigo xD sou muito stressada beijinho grande e boa semaninha *

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  12. olaa :) Tenho 117 pontos nesta semana que passou. Beijinho

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  13. No post de hoje falas em 15 em vez de 5 minutos de meditação, vê lá não assustes o pessoal (hihihi).
    Gostei das dicas para a meditação e aproveitei para recomeçar as minhas meditações na semana passada para ir adinatando serviço :-P
    Pontos desta semana: 143 pontos
    Beijocas e continuação de bom desafio a todas

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  14. Meditar é muitooooo bom!! :))
    Pontos miseráveis da semana anterior: 62!
    (ou sou eu que sou muito séria, ou não ando a contar nada bem os pontos lol)

    Beijinhos!!

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  15. Tenho que experimentar.... a ver se me acalma!
    Beijocas

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  16. 143 pontos para esta semana.

    PS: joana, se importa se eu copiar as suas primeiras tarefas do desafio para aplicá-las a um outro desafio do quel faço parte da organização?

    beeeeeijo!

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  17. 36 pontos na semana passada...:( Beijinhos

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  18. Olá!

    Desculpa só deixar hoje, mas aqui fica o total de pontos da segunda semana - 81.

    Bjs

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  19. Olá querida,

    esta semana foi dificil para mim, por isso só tive 87 pontos. Geralmente como sozinha o almoço e quase sempre em silencio mas nao fiz post..
    beijinhos,

    sofia

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